Velocidade de reprodução
×
Partilhar post
Compartilhar post no momento atual
0:00
/
0:00
Transcrição

Será que o Devin vai acabar com nossos empregos?

Conheça as capacidades e o potencial do Devin AI, o primeiro engenheiro de software autônomo do mundo, e como ele pode revolucionar o desenvolvimento de software.

Conheça Devin AI: o "primeiro engenheiro de software totalmente autônomo" do mundo

A Cognition, um laboratório de Inteligência Artificial aplicado nos Estados Unidos, apresentou o que afirma ser o primeiro engenheiro de software de IA do mundo. Os criadores afirmam que o agente de IA, batizado de Devin, foi aprovado em entrevistas práticas de engenharia conduzidas por empresas líderes do setor de IA. Ele também concluiu trabalhos reais postados na Upwork, uma plataforma de freelancers norte-americana, de acordo com a Cognition.

"Devin é um colega de equipe incansável e habilidoso, igualmente pronto para construir junto com você ou completar tarefas de forma independente para sua revisão. Com Devin, os engenheiros podem se concentrar em problemas mais interessantes, e as equipes de engenharia podem buscar objetivos mais ambiciosos", diz o blog oficial da empresa.

O que Devin pode fazer?

Devin vem com recursos avançados em desenvolvimento de software, incluindo codificação, depuração (debugging), solução de problemas, etc. A ferramenta utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para aprender e melhorar seu desempenho constantemente, além de se adaptar a novos desafios. Resumindo, Devin pode construir e implantar aplicativos de ponta a ponta, e também pode treinar e ajustar seus próprios modelos de IA.

O agente é capaz de planejar e executar tarefas complexas de engenharia que exigiriam milhares de decisões. Isso é possível graças aos avanços da Cognition em raciocínio e planejamento de longo prazo. A empresa explica que Devin consegue se lembrar de informações relevantes em cada etapa, aprender ao longo do tempo e até corrigir erros.

Além disso, os criadores dotaram Devin da capacidade de colaborar proativamente com o usuário. Ele informa o progresso em tempo real, aceita feedback e trabalha junto com o usuário nas escolhas de design, conforme necessário.

Desempenho e potencial

O Devin se saiu bem no benchmark SWE-Bench - uma referência para avaliar grandes modelos de linguagem em problemas de software reais encontrados no GitHub. Ele resolveu corretamente 13,86% dos problemas sem qualquer assistência, em comparação com 1,96% sem assistência e 4,80% com assistência do modelo anterior de última geração.

A ferramenta pode aumentar a eficiência e velocidade nos processos de desenvolvimento de software, automatizando tarefas repetitivas, gerando código instantaneamente, acelerando cronogramas de projetos e reduzindo despesas de desenvolvimento.

Oportunidades e desafios

Embora a empresa tenha detalhado as capacidades de Devin, alguns especialistas acreditam que ele pode encontrar dificuldades em lidar com requisitos complexos ou instâncias que dependem da intuição e criatividade humanas. Além disso, ferramentas de IA como Devin parecem reacender preocupações sobre perdas de empregos. No entanto, outros acreditam que Devin pode ser um aliado para milhares de engenheiros de software, oferecendo novos caminhos de colaboração entre a engenhosidade humana e a IA.

Play Miza
Play Miza - Sua Bússola no Mundo da IA.
Insights que movem o mundo. Explore o futuro da IA com nosso Podcast.